Esses dois direitos trabalhistas são muito importantes, mas ainda geram muitas dúvidas no dia a dia de quem emprega e de quem trabalha.
Se você quer evitar erros e garantir seus direitos (ou cumprir com suas obrigações como empregador), este post é pra você! ⬇️
📌 FÉRIAS: o que preciso saber?
- Todo trabalhador com carteira assinada tem direito a 30 dias de férias a cada 12 meses de trabalho.
- O pagamento deve ser feito até dois dias antes do início das férias.
- É possível vender até 1/3 das férias (10 dias).
- A empresa define o período, mas deve avisar com pelo menos 30 dias de antecedência.
📌 SEGURO-DESEMPREGO: tenho direito?
- Quem foi demitido sem justa causa pode ter direito ao benefício.
- É necessário ter trabalhado pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses (na 1ª solicitação).
- O valor varia conforme o salário e número de parcelas.
- O pedido pode ser feito online ou presencialmente.
Fique atento! Tanto as férias quanto o seguro-desemprego envolvem regras que, se descumpridas, podem gerar prejuízos.
🗣️ Compartilhe este post com quem precisa entender melhor seus direitos trabalhistas!